Em noite de Lua Azul…

31 ago

* Para ler ouvindo – Blue Moon | The Marcels

Esse dia 31 de agosto de 2012, o derradeiro do “mês do desgosto”, vai ser um tanto especial. Uma fenômeno raro acontece hoje e justamente no ano cheio de mistérios e conspirações sobre alinhamento de planetas, fim do mundo, calendário Maia e misticismos. Estou falando da Lua Azul, é assim conhecida a Lua cheia que aparece duas vezes no mesmo mês. A última vez que isso aconteceu foi no dia 31 de setembro de 2009 e futuramente em 2015.

Apesar do nome, não significa que ela vá nascer com a cor azulada. Na verdade os tons da lua podem variar de uma coloração esbranquiçada até amarela, dependendo de sua proximidade com o horizonte. O termo Lua Azul foi criado no século XVI por uma simples discussão entre amigos astrônomos, uns teimavam em dizer que a cor da Lua era azul e outros retrucavam que jamais! A cor da Lua era cinza. O fato é que o cinza pegou. E o azul virou um ditado para os noivos enrolarem o casamento tipo: “Só me caso com você se a Lua estiver azul”. Terminou que o nome ficou para designar o fato que ocorre duas vezes em um só mês, um evento raro. E por isso ficou também conhecida como uma noite para possíveis romances.

Como acontece com todo evento cósmico extraordinário, criam-se logo especulações, ritos e expectativas. Dizem por aí que essa Lua está cheia de força magnética aumentando as consciências mágicas, possibilitando inclusive o contato com mundo mágico de outras dimensões. Sinceramente desse tipo eu só vi nas fantasias infantis, quando Papai Smurf invade nossa realidade através de um portal que só se abre em noites desse tipo.

Falando sério, pareça loucura ou não, a verdade é que muitas pessoas acreditam nas influências energéticas desses eventos e os povos primitivos de diversas culturas faziam muito uso dos céus para atividades terrestres. Hoje parece que estamos muito distantes dessas relações com a natureza e nossa cultura urbana pouco valoriza essas casualidades e sentidos cósmicos. Portanto quem somos nós para dizer de que nada vale uma Lua Azul? Então vamos tentar diluir nossos preconceitos e passear pelo que pode estar acontecendo hoje a noite através de outros olhares.

Para os astrólogos esta será a décima terceira lunação, considerada a que traz visão e poder de transformação, isso porque toda vez que nos transformamos olhamos para trás, para aquilo que já foi feito e só podemos mudar nos transformando e tentando ser diferentes. Ainda é pela visão, mais mental, que se pode enxergar aquilo que não estávamos vendo.

Para outras culturas, mais antigas e variações delas que ainda sobrevivem o contato com aspectos da natureza era orientador para atividades como a agricultura colheitas, festividades e oferendas. Para o povo celta a Lua Azul era o momento de saldar a natureza que estava em volta ou dentro deles. Algumas tribos indígenas usam a lua fins de reprodução e para saudar a fertilidade.

Já os cientistas concordam que a Lua exerce influencia gravitacional sobre a terra, principalmente por conta de seu efeito sobre as águas. E que as luas azuis ocorrem porque o mês lunar não está sincronizado com os nossos meses. São precisos 29,5 dias para que a Lua faça uma órbita em redor da Terra, Afirma tambêm que ela poderá ser vista em todos os lugares do mundo. Muitos observatorios espalhados pelo Brasil vão abrir suas lunetas ao público e muitos rituais místicos vão acontecer em parques e praias do nosso país dê um google e escolha sua melhor forma de apreciar essa lua cheia em dobro do último dia do mês de agosto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: