Vídeo

Vivendo em tempos exponenciais

19 mar

Na matemática um número exponencial significa o número de vezes em que um outro número será multiplicado. Na teoria da evolução foi mais ou menos o que aconteceu com as células, com os animais e com os humanos. Para exemplificar: uma família formada por duas pessoas geram dois filhos, cada um desses filhos um dia se casa e, se cada um tiver 2 filhos, serão mais 4 seres humanos. Carl Sagan em seu último livro: Bilhões e Bilhões , dialoga sobre a vida e a morte: do planeta, do Universo, do ser humano coletivo e individual. Em uma das passagens ele diz que o costume de falar sobre “milhões e milhões de coisas” num futuro próximo se transformaria na expressão “bilhões e bilhões” porque o mundo, os homens e o pensamento se multiplica de forma exponencial ininterruptamente.

Atualmente tem se falado de tempos exponencias. Uma aceleração, multiplicação ou expanção do tempo no espaço através, não só da rapidez dos transportes em espaços físicos, mas das informações em redes virtuais. No link abaixo o texto: Tempos Exponenciais na Era Digital

As barreiras de tempo e espaço se quebram, não através de dimensões concretamente físicas, mas atravessando os espaços virtuais, o que faz com que a nossa relação de tempo seja completamente diferente da época em que nossos bisavós se comunicavam por cartas ou quando tinham que esperar meses para saber notícias do exterior. Nossa geração se acostumou ao imediatismo ao novo, ao fácil, ao momento. Percebi que essa mudanças que, talvez chegassem com a ilusão de nos proporcionar mais tempo ocioso e de descanso, só aumentam nossas horas ativas. Ao menos, é essa a minha experiência vivenciada em tempos exponenciais, quanto mais conhecimento eu posso acessar, quanto novidades aparecerem, um tanto mais minha curiosidade vai despertar.